como é realizado
a microscopia especular
O exame é realizado com um equipamento no qual o paciente fica posicionado em frente a um microscópio digital que irá registrar a imagem do endotélio, aumentando-a em milhares de vezes.
Assim, o médico poderá avaliar a quantidade de células presentes na região, o tamanho e formato das células e o seu estado de saúde.
É totalmente indolor e dura em média 15 minutos para ser realizado.
como saber se
preciso FAZER O EXAME?
É indicado em pacientes que serão submetidos a cirurgias oculares como cirurgia de catarata, transplante de córnea, cirurgia refrativa e acompanhamento de pacientes usuários de lente de contato.
O médico irá requisitar o exame para a avaliação quantitativa e qualitativa das células endoteliais, responsáveis pela integridade e transparência corneana. Importante na avaliação pré e pós-operatória de cirurgias refrativas e de catarata e no acompanhamento de doenças da córnea.
quais doenças
o exame identifica?
A microscopia especular é capaz de identificar irregularidades no endotélio corneano, parte do globo ocular responsável por manter a desidratação da córnea, garantindo a sua transparência e, consequentemente, boas condições de visão.
Através do exame o médico poderá avaliar a quantidade e qualidade das células responsáveis pela integridade e transparência da córnea e assim acompanhar o progresso e evolução no caso de cirurgias refrativas e catarata.