O diabetes é uma doença complexa e progressiva que afeta os vasos sanguíneos do olho. Um material anormal é depositado nas paredes dos vasos sanguíneos da retina, que é a região conhecida como "fundo de olho", causando estreitamento e às vezes bloqueio do vaso sanguíneo, além de enfraquecimento da sua parede, o que ocasiona deformidades conhecidas como microaneurismas. Esses microaneurismas frequentemente rompem ou extravasam sangue causando hemorragia e infiltração de gordura na retina.
Existem duas formas de retinopatia diabética: Exsudativa e proliferativa.
Em ambos os casos, a retinopatia pode levar a uma perda parcial ou total da visão.
Retinopatia Diabética Exsudativa: ocorre quando as hemorragias e as gorduras afetam a mácula, que é necessária para a visão central, usada para a leitura.
Retinopatia Diabética Proliferativa: surge quando a doença dos vasos sanguíneos da retina progride, o que ocasiona a proliferação de novos vasos anormais que são chamados "neovasos". Estes novos vasos são extremamente frágeis e também podem sangrar. Além do sangramento, os neovasos podem proliferar para o interior do olho causando graus variados de destruição da retina e dificuldades de visão. A proliferação dos neovasos também pode CAUSAR CEGUEIRA em consequência de um descolamento de retina.
Grupos de risco
Os diabéticos apresentam um risco de perder a visão 25 vezes maior do que as que não portam a doença.
A retinopatia diabética atinge mais de 75% das pessoas com diabetes há mais de 20 anos.
Tratamentos
O controle cuidadoso do diabetes:
Dieta adequada
Comprimidos hipoglicemiantes
Insulina
Combinação desses tratamentos, prescritos pelo médico endocrinologista, são a principal forma de evitar a retinopatia diabética.
Fotocoagulação por raio laser:
É o procedimento pelo qual pequenas áreas da retina doente são cauterizadas com a luz de um raio-laser na tentativa de prevenir o processo de hemorragia.
O ideal é que esse tratamento seja administrado no início da doença, possibilitando melhores resultados, por isso é extremamente importante a consulta periódica ao oftalmologista.
FONTE: http://www.cbo.net.br/novo/publico-geral/retinopatia_diabetica.php
Interessante para VOCÊ
Nos ACOMPANHE
Ao Lado da Padaria Roma
Quadra 1 conj G lote 27 1º Andar - GAMA DF
61 98525-8032 | 61 3970-0170
Centro de Especialidades Médicas Ordones Botter
CNPJ: 026.240.185/0001-03
Responsável Técnico
Tobias Botter Fernandes
Oftalmologista - CRM-DF: 21911